WILT CHAMBERLAIN

Wilt chamberlain

Wilton Norman Chamberlain (Filadélfia, 21 de agosto de 1936 - Los Angeles, 12 de outubro de 1999) foi um jogador de basquete americano que jogou como pivô e é considerado um dos maiores jogadores da história.

Carreira no ensino médio

Como o melhor jogador de Overbrook Panthers, Chamberlain teve uma média de 31 pontos por jogo durante a temporada de 1953 e levou Overbrook ao título da Liga Pública, ganhando uma vaga na Final Estadual contra o vencedor da Liga Católica rival, West Catholic. Naquele jogo, Chamberlain sofreu uma marcação pesada, fez "apenas" 29 pontos e a equipe perdeu por 54-42.
Em sua segunda temporada em Overbrook, ele continuou com sua pontuação prolífica quando registrou um recorde do ensino médio de 71 pontos contra Roxborough. A equipe conquistou confortavelmente o título da Liga Pública e mais tarde ganhou o título estadual ao derrotar West Catholic por 74-50. Ele marcou 32 pontos e levou Overbrook a uma temporada de 19-0.
Na terceira e última temporada de Chamberlain em Overbrook, ele continuou com suas pontuações altas, registrando 74, 78 e 90 pontos em três jogos consecutivos. A equipe venceu a Liga Pública pela terceira vez e na Final Estadual eles se encontraram com West Catholic mais uma vez. Marcando 35 pontos, Chamberlain levou Overbrook a uma vitória fácil por 83-42.
Depois de três anos, Chamberlain levou Overbrook a dois títulos estaduais, registrou um recorde de 56-3 e quebrou o recorde de pontuação colegial de todos os tempos marcando 2.252 pontos, com média de 37,4 pontos por jogo
Depois de sua última temporada em Overbrook, mais de duzentas universidades tentaram recrutar o prodígio. Entre outros, a UCLA ofereceu a Chamberlain a oportunidade de se tornar uma estrela de cinema e a Universidade da Pensilvânia queria comprar diamantes para ele. Na biografia de Chamberlain em 2004, Robert Cherry descreveu que ele queria uma mudança e, portanto, não queria ir para ou perto da Filadélfia (também eliminando Nova York), não estava interessado na Nova Inglaterra e esnobou o sul por causa da segregação racial; Isso deixou o Centro-Oeste como a provável escolha de Chamberlain. No final, depois de visitar a Universidade do Kansas e conversar com o renomado treinador universitário Phog Allen, Chamberlain proclamou que iria jogar basquete universitário no Kansas.
Aos 16 e 17 anos, Chamberlain jogou vários jogos profissionais sob o pseudônimo de "George Marcus". Houve relatos contemporâneos dos jogos em publicações da Filadélfia, mas ele tentou mantê-los em segredo da União Atlética Amadora. Wilt no colégio

Carreira universitária

Em seu primeiro ano na Universidade do Kansas, ele jogou no time de calouros sob o comando do treinador Phog Allen, a quem ele admirava. A sua estreia foi altamente esperada e ele superou essas expectativas; o time de calouros foi colocado contra o time vetereno, que foram favoritos para ganhar sua conferência naquele ano. Chamberlain dominou os jogadores mais velhos marcando 42 pontos, pegando 29 rebotes e registrando quatro bloqueios.
As perspectivas de Chamberlain de jogar sob o comando de Allen terminaram, no entanto, quando o técnico fez 70 anos e se aposentou de acordo com os regulamentos da Universidade. Chamberlain tinha um relacionamento ruim com o sucessor de Allen, Dick Harp, alimentado por ressentimento e desapontamento: o biógrafo de Chamberlain, Robert Cherry, duvidou que Chamberlain tivesse escolhido Kansas se soubesse que Allen iria se aposentar.
Em 3 de dezembro de 1956, Chamberlain fez sua estréia universitária em um jogo oficial. Em seu primeiro jogo, ele marcou 52 pontos e pegou 31 rebotes, quebrando ambos os recordes em uma vitória por 87-69 contra Northwestern.
Chamberlain foi escolhido para a Primeira-Equipe All-America e levou os Jayhawks para a final do Torneio da NCAA contra a North Carolina Tar Heels. Nesse jogo, Frank McGuire, treinador do Tar Heels, usou várias táticas pouco ortodoxas para impedir Chamberlain. A equipe adversária passou o jogo inteiro fazendo uma marcação tripla em Wilt com um defensor na frente, um atrás, e um terceiro chegando assim que pegasse a bola.
O jogo terminou empatado em 46 no final do tempo regulamentar. Na primeira prorrogação, cada equipe marcou dois pontos, e na segunda prorrogação, Kansas ficou com a bola mantendo o jogo empatado em 48. Na terceira prorrogação, Tar Heels marcou duas cestas consecutivas e para a jogada final, Dick Harp chamou Ron Loneski para passar a bola para Chamberlain, o passe acabou sendo interceptado e Tar Heels ganhou o jogo. No entanto, Chamberlain, que marcou 23 pontos e 14 rebotes, foi eleito o Melhor Jogador do Final Four. Mais tarde, Chamberlain admitiu que essa derrota foi a mais dolorosa de sua vida.
Tendo perdido o prazer do basquete na NCAA e querendo ganhar dinheiro, ele deixou a faculdade e vendeu a história chamada "Why I am Leaving College" para a revista Look por US $ 10.000, uma quantia alta quando os jogadores da NBA ganhavam US $ 9.000 em uma temporada inteira. Em duas temporadas no Kansas, ele obteve médias de 29,9 pontos e 18,3 rebotes por jogo, totalizando 1.433 pontos e 877 rebotes.[15] Quando Chamberlain tinha 21 anos (antes mesmo de se tornar profissional), ele já havia aparecido nas revistas Time, Life, Look e Newsweek. Wilt enterrando

Carreira profissional

Wild no Harlem

Após seu frustrante penúltimo ano, Chamberlain queria se tornar um jogador profissional antes de terminar seu último ano. No entanto, naquela época, a NBA não aceitava jogadores até que eles estivessem formados. Portanto, Chamberlain foi proibido de ingressar na NBA por um ano e decidiu jogar para o Harlem Globetrotters em 1958 por um montante de US $ 50.000 (equivalente a cerca de US $ 434.000 hoje).
Chamberlain tornou-se membro da equipe Globetrotters que fez história jogando em Moscou em 1959; a equipe desfrutou de uma turnê esgotada na URSS. Antes do início de um jogo no Estádio Central de Lenin, em Moscou, eles foram recebidos pelo Secretário Geral, Nikita Khrushchov.
Nos últimos anos, Chamberlain frequentemente se juntava aos Globetrotters no período de entressafra e lembrava com carinho de seu tempo lá, porque ele não era mais ridicularizado mas apenas um dos vários artistas que amavam entreter a multidão. Em 9 de março de 2000, seu número 13 foi aposentado pelos Globetrotters.
teve passagem pelo San Francisco Warriors de 1959 a 1965 onde foi o jogador mais bem pago até que o time passou por uma crise e ele foi trocado por outros dois jogadores rumo ao Philadelphia 76ers.

Primeiro título

Após a troca, Chamberlain se viu em uma promissora equipe que incluía Hal Greer, Larry Costello, Chet Walker e Lucious Jackson. Havia uma certa tensão dentro da equipe: Greer era o líder indiscutível e não estava disposto a desistir de sua autoridade, e Jackson, um talentoso pivô, foi forçado a trocar de posição. No entanto, à medida que a temporada progrediu, os três começaram a se adaptar melhor. Ele não se importava com o técnico dos Sixers, Dolph Schayes, porque Schayes, segundo ele, fez várias observações desrespeitosas quando eram jogadores rivais na NBA.
O primeiro título da sua carreira veio em 1967. Nas Finais da NBA de 1967, os Sixers enfrentaram o antigo time de Chamberlain, San Francisco Warriors. Os Sixers venceram os dois primeiros jogos, com Chamberlain e Greer tendo créditos pelo domínio defensivo. San Francisco venceu dois dos três jogos seguintes e a série estava em 3-2 para Philly antes do Jogo 6.
Os Sixers ganharam o jogo e se sagraram campeões da NBA. Chamberlain disse: "É maravilhoso fazer parte do maior time do basquete "ser campeão é como ter um grande brilho redondo dentro de você". Ele contribuiu com 17.7 pontos e 28.7 rebotes na série, nunca tendo menos de 23 rebotes nos seis jogos. O próprio Chamberlain descreveu o time como o melhor da história da NBA. Wilt no Philadelphia

Lakers e o segundo título

Em 9 de julho de 1968, Chamberlain foi o centro de uma grande troca entre o 76ers e o Los Angeles Lakers, tornando-se a primeira vez que um MVP da NBA foi negociado na temporada seguinte. O proprietário dos Lakers, Jack Kent Cooke, deu a Chamberlain um contrato sem precedentes, pagando a ele US $ 250.000; em comparação, o maior salário anterior dos Lakers era de Jerry West que recebia US $ 100.000.
Seu segundo título veio em na temporada 1971/1972. Nas finais da NBA de 1972, os Lakers novamente encontraram o New York Knicks. No Jogo 5, Chamberlain registrou 24 pontos, 29 rebotes, oito assistências e oito bloqueios. O excepcional desempenho de Chamberlain nesse jogo ajudou os Lakers a vencer seu primeiro título em Los Angeles. Ele foi nomeado MVP das Finais.
A temporada de 1972-73 seria a última de Chamberlain, embora ele não soubesse disso na época. Em sua última temporada, ele teve uma média de 13,2 pontos e 18,6 rebotes. Os Lakers venceram 60 jogos na temporada regular e chegou às Finais da NBA de 1973 contra o New York Knicks. Desta vez, as mesas foram viradas: os Knicks agora tinham uma equipe saudável e os Lakers agora estavam prejudicados por várias lesões. Naquela série, os Lakers venceram o Jogo 1 por 115-112, mas o Knicks ganharam os Jogos 2 e 3; as coisas pioraram quando Jerry West machucou o tendão. No Jogo 5, e apesar de Chamberlain ter marcado 23 pontos e pegado 21 rebotes, os Lakers perderam por 102-93 e os Knicks se tornaram campeões.

Recordes

Chamberlain detém vários recordes da NBA nas categorias de pontuação, rebotes e durabilidade. Ele é o único jogador a marcar 100 pontos em um único jogo da NBA e o único com médias de mais de 40 e 50 pontos em uma temporada. Ele é o único jogador na história da NBA com média de pelo menos 30 pontos e 20 rebotes por jogo em uma temporada, ele realizou esse feito sete vezes. Ele também é o único jogador a ter uma média de pelo menos 30 pontos e 20 rebotes por jogo durante todo o percurso de sua carreira na NBA. Foto do wilt sobre o seu recorde de 100 pontos em um jogo