DRAFTS

Draft 2019

O draft da NBA é um evento anual no qual os trinta times da National Basketball Association (NBA) podem recrutar jogadores que são elegíveis para ingressar na liga. Costumeiramente, estes jogadores são amadores oriundos do basquete universitário, mas jogadores internacionais também podem ser escolhidos.
Jogadores universitários que completaram quatro anos de universidade são automaticamente elegíveis para a seleção; os que ainda não o completaram precisam declarar sua elegibilidade e abrir mão do restante da universidade. Até 2006, jogadores de ensino secundário (high school) também podiam ser escolhidos.
Antes de 1966, equipes tinham direito a "escolhas territoriais", para recrutar atletas que jogavam na região. Jogadores internacionais com ao menos 22 anos de idade são automaticamente elegíveis para a seleção; menores de 22 anos devem declarar sua elegibilidade. O draft da NBA geralmente ocorre no final de junho, durante a pré-temporada da NBA. A seleção consiste em duas rodadas, onde um total de sessenta jogadores são selecionados.

Loteria

A loteria do draft da NBA é um evento anual realizado pela própria NBA para determinar a ordem das escolhas. Os times que não se classificaram para os playoffs na temporada anterior participam de um processo de loteria para determinar a ordem da escolha; o vencedor da loteria ganha o direito de ter a primeira escolha do draft. Com as regras atuais, 14 franquias que não foram para a pós-temporada participam da loteria, que é organizada de modo que o time com o pior desempenho da temporada anterior tenha mais chances de obter escolhas superiores.
O processo de loteria determina somente as três primeiras escolhas (antes de 1987, apenas a número um era sorteada); o resto das escolhas de primeira rodada é disposto em ordem contrária ao desempenho de vitórias-derrotas da temporada anterior. loteria dos drafts Antes da introdução da loteria em 1985, a primeira geral era dada ao time com o pior resultado da liga até 1966, e decidida em uma Cara ou coroa entre os últimos colocados de cada divisão (o equivalente às atuais conferências) entre 1967 e 1984.
As quatro primeiras loterias tinham envelopes com todos os times que não tinham se classificado. A partir de 1989, passou a ser empregado uma máquina com 14 bolinhas numeradas, similar a bingo ou loteria. Quatro bolinhas eram sorteadas, e a combinação resultante (de mais de mil, designadas para os times participantes de forma que os piores classificados tenham mais números) determina o vencedor.

Primeiras escolhas

LeBron James

Geralmente o primeiro geral é um jogador que se destacou anteriormente e cria muitas expectativas, LeBron foi a primeira escolha em seu ano de draft. As primeiras escolhas, porém, não culminam, necessariamente, com a escolha de grandes atletas. O nome draft bust é dado quando jogadores selecionados com as primeiras escolhas não correspondem às expectativas.

Drafts notáveis

Alguns dos drafts da NBA mais notáveis ocorreram em 1984, 1996 e 2003.
1984 teve quatro jogadores na primeira rodada, Hakeem Olajuwon (1° geral), Michael Jordan (3°), Charles Barkley (5°) e John Stockton (16°), que foram eleitos para o Hall da Fama e são considerados entre os melhores de suas posições; todos levaram ouros olímpicos com a seleção estadunidense e jogaram no "Dream Team" da Olimpíada de 92 em Barcelona - todos menos Jordan venceram os jogos de 1996 em Atlanta.
Em 1996 foram escolhidos nomes como Kobe Bryant, Allen Iverson, Steve Nash, Ben Wallace e Ray Allen.
Em 2003, foi a vez de jogadores como LeBron James, Dwyane Wade, Chris Bosh e Carmelo Anthony.

fotos dos melhores jogadores no draft

Melhores drafts da NBA

Melhores drafts da nba

Todos os anos futuros astros do basquete chegam à principal liga do mundo por meio do draft da NBA. A seleção das jovens promessas desperta ansiedade em torcedores de todas as 30 franquias. Afinal, se os dirigentes trabalharem bem, há a chance de surgir ali um novo ídolo.

Draft de 1984

drafts de 1984

-Primeira escolha: Hakeem Olajuwon (Houston Rockets)
-Outros destaques: Michael Jordan (3º), Charles Barkley (5º) e John Stockton (16º)

Apenas o fato de ter Michael Jordan já poderia ser um motivo para a classe de 1984 aparecer na lista dos melhores drafts. Mas, além do camisa 23 e do craque Hakeem Olajuwon, essa geração teve outros dois membros do Hall da Fama e do Dream Team dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992: Charles Barkley (5ª escolha) e John Stockton (16ª escolha).

Draft de 1985

drafts de 1985

-Primeira escolha: Patrick Ewing (New York Knicks)
-Outros destaques: Chris Mullin (7º) e Karl Malone (13º)

Draft de 1987

drafts de 1987

-Primeira escolha: David Robinson (San Antonio Spurs)
-Outros destaques: Scottie Pippen (5º) e Reggie Miller (11º)

Draft de 1996

drafts de 1996

-Primeira escolha: Allen Iverson (Philadelphia 76ers)
-Outros destaques: Ray Allen (5º), Kobe Bryant (13º) e Steve Nash (15º)

Draft de 2003

drafts de 2003

-Primeira escolha: LeBron James (Cleveland Cavaliers)
-Outros destaques: Carmelo Anthony (3º), Chris Bosh (4º), Dwyane Wade (5º)

Draft de 2009

drafts de 2009

-Primeira escolha: Blake Griffin (Los Angeles Clippers)
-Outros destaques: James Harden (3º), Stephen Curry (7º), DeMar DeRozan (9º)